Voluntários socorrem desabrigados das cheias em Pernambuco

Voluntários recebendo doações e levando para a triagem, no Porto Social, em Recife

Uma rede de voluntários tem sido a salvação imediata para as pessoas atingidas pelas enchentes nas regiões do Agreste e Mata Sul, em Pernambuco. As chuvas das últimas semanas fez transbordar rios e córregos, que invadiram casas e equipamentos urbanos em vários municípios. O governo do estado decretou estado de emergência em 24 cidades. Enquanto a ajuda governamental de cerca de R$ 32 milhões não chega, os voluntários chegam na frente. Os caminhões carregados de roupas, colchões, água mineral e roupas seguem diariamente para as cidades atingidas.

O trabalho da ONG Novo Jeito e do Porto Social, uma organização que move uma série de iniciativas sociais positivas e voluntárias, tem sido essencial para este socorro. Na Ilha do Leite, sede do Porto Social, a movimentação é intensa. Os voluntários recebem as doações fazem uma triagem, separando roupas, alimentos e água mineral, e depois carregam os caminhões. Na terça-feira, um caminhão seguiu para a cidade de Palmares e outros dois foram carregados para seguir viagem na quarta-feira para a cidade de Catende. Na segunda-feira, outros caminhões tinha seguido para as áreas atingidas.

Em outros pontos de Recife, o voluntariado também mostra a sua força. As doações têm chegado ao Batalhão da Polícia Militar, postos de combustíveis e em universidades, como a Uninassau.

Prejuízos

Na terça-feira (30), o governo de Pernambuco fez uma alteração no decreto de estado de calamidade pública em 15 cidades, publicado no domingo (29), em razão do alto número de desabrigados e desalojados, e obstrução de estradas e vias públicas. O governo estadual informou que esta alteração não muda o processo de captação de recursos para a recuperação das cidades atingidas.

Segundo informações do Ministério da Integração Nacional, os R$ 32 milhões serão destinados para os governos estaduais de Alagoas e Pernambuco, mas alertou que os recursos serão liberados quando o governo federal analisar os planos de trabalho que serão elaborados por estes governos.

Na cidade de Rio Formoso, localizada a 88 quilômetros de Recife, cerca de 10 mil pessoas foram diretamente atingidas pelas águas dos rios. A cidade tem 24 mil habitantes, possui apenas 1 hospital, que vou invadido pelas águas. Dos 9 postos de saúde da cidade, apenas 2 estão atendendo os moradores. Outras cidades em situação crítica são Belém de Maria, Cortês e São Benedito do Sul.

 

Deixe Seu Comentário

Revista Brasilianas

Revista Brasilianas is a community magazine focused on the Brazilian communities in the
United States.
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Revista Brasilianas é uma revista regional focada nas comunidades brasileiras no
Estados Unidos.
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Media Kit - Português
Download

Media Kit - English
Download
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
info@revistabrasilianas.com
(657) 2BFFHOU
(657) 223-3468

Expediente

Diretora Executiva
Priscila Trummer

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Editor de Jornalismo Brasil
Tim Filho

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Redes Sociais
Rovena Fundão

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Diretoria
Ana Paula Barbosa

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Marketing
Daniella Zakhour

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Web Designer
Antonio Neto

Latest Posts