Saiba onde encontrar livros em português em Houston

Projeto itinerante promove acervo com mais de 600 títulos com o objetivo de incentivar a leitura da língua portuguesa e resgatar a cultura brasileira

 

Emanuel e Caio lendo os livros do projeto Reading Bag

Filhos de brasileiros residentes em Houston têm lugar certo para encontrar literatura infantojuvenil nacional. Esta é a proposta do Reading Bag Monteiro Lobato, projeto que disponibiliza por volta de 600 títulos brasileiros e gibis às crianças de famílias falantes de português com o intuito de intensificar a vontade de falar e compreender o português.
Com sua primeira edição promovida pela Brazilian Foundation em meados de abril, o Reading Bag, coordenado pela fonoaudióloga Claudia Marques, consiste em uma bag com livros, dedoches e material lúdico disponibilizados nos polos de retirada situados em Energy Corridor, Sugar Land e Katy/Richmond.

Emanuel mostra o livro do projeto Reading Bag

O Reading Bag conta com a parceria da Editora Moderna, Editora Projeto e Editora Salamandra, dentre outros importantes voluntários. No entanto, a iniciativa necessita de doações para ter continuidade e atingir novas áreas em Houston e até mesmo pelos Estados Unidos.
Para participar, os familiares precisam se inscrever gratuitamente no site do projeto e, após a aprovação, podem se dirigir aos polos para pegar o material. Cada família pode manter os livros em média por duas semanas e, posteriormente, devolver ao polo.

Alessandra Tudinha, voluntária do polo Energy Corridor, região oeste de Houston, comemora o número de inscritos no projeto e comenta sua experiência e os resultados desde o lançamento.

“A participação das voluntárias que se engajaram mais e cresceram em número e força, a contínua participação das famílias e os pais que se inscreveram e ainda continuam ativos, são a prova da importância do projeto”, relata Alessandra.

Com o objetivo de registrar os depoimentos sobre o aprendizado lúdico dos leitores, o projeto ainda conta com o Livro de Memórias, espaço em que os familiares podem escrever sua opinião sobre o programa e como incentivaram os participantes a manter contato com a língua portuguesa.
A família do brasileiro Guilherme Fonseca é exemplo de como a iniciativa tem gerado bons resultados. Pai de Emanuel, 8 anos, e Caio, de 3 anos, Guilherme afirma que através da proposta as crianças ficam mais próximas dos livros e do folclore nacional. “Aqui em casa, gibis da Turma da Mônica ganham disparado. Diário de um Banana também é um sucesso. A vantagem da Mônica é que trata de folclore, do dia a dia da criança brasileira. O Chico Bento, por exemplo, mostra as peculiaridades da zona rural”, conta o pai sobre o livro favorito dos filhos.

“Temos a oportunidade de morar nos Estados Unidos, mas não renegamos nossa cultura. Emanuel fala português e inglês perfeitamente e o Reading Bag ajuda muito. Ele está lendo fluentemente em português também. Isso não tem preço”, destaca Guilherme.

Para obter mais informações sobre o Reading Bag Monteiro Lobato, envie um email clicando aqui  .

Fotos: Guilherme Fonseca

Deixe Seu Comentário

Revista Brasilianas

Revista Brasilianas is a community magazine focused on the Brazilian communities in the
United States.
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Revista Brasilianas é uma revista regional focada nas comunidades brasileiras no
Estados Unidos.
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Media Kit - Português
Download

Media Kit - English
Download
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
info@revistabrasilianas.com
(657) 2BFFHOU
(657) 223-3468

Expediente

Diretora Executiva
Priscila Trummer

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Editor de Jornalismo Brasil
Tim Filho

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Redes Sociais
Rovena Fundão

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Diretoria
Ana Paula Barbosa

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Marketing
Daniella Zakhour

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Web Designer
Antonio Neto

Latest Posts