Reading Bag faz aniversário e expande acervo com novos títulos

O Projeto comemora seu primeiro aniversário incentivando a leitura, difundindo a cultura e o uso do Português, e as famílias participantes revelam os desafios do aprendizado bilíngue e trilíngue

 

Esparramadas no chão, feito crianças despreocupadas, confortáveis e curiosas, elas desvendam as lendas indígenas e se divertem lendo gibis da Turma da Mônica pela primeira vez.  Soman neste primeiro ano de atividades, cerca de 50 criançase adolescentes entre 1 e 13 anos de idade, moradores de Houston, Texas.  Alguns são americanos, mas sobretudo com coração brasileiro.

Dividem a atenção entre HQ’s da Marvel, livros do Sesame Street e histórias do Saci Pererê. Este é o perfil eclético dos participantes do Reading Bag,  projeto que completa um ano neste mês de abril.

Iniciado em 2016, o Projeto Reading Bag tem por objetivo estimular a leitura da literatura do Brasil entre as crianças de famílias expatriadas da comunidade de Houston. Durante o primerio ano de funcionamento, foram emprestados 460 livros e 180 gibis do acervo do projeto. No total, são mais de 800 livros e 300 gibis distribuídos entre os três polos de atendimento em Sugar Land, Energy Corridor e Galleria.

Para que esse projeto fosse desenvolvido, foram estabelecidas parcerias com quatro editoras: Editora Moderna, Editora Salamandra, Editora Projeto e Editora Bambolê. Além do apoio institucional do Consulado Brasileiro em Houston e outros parcerios, dentre estes mais de 15 voluntários que cederam seu tempo e dedicação ao projeto.
Ângela Ferreira é uma das inscritas no projeto e destaca que esta iniciativa complementa o aprendizado dos seus filhos. De família Portuguesa e atualmente residente em Houston, Ângela ressalta os resultados entre seus filhos participantes. “É importante para eles aprenderem português no momento, pois quando eles forem ao Brasil ou Portugal, já podem ir sabendo se comunicar. A prática da língua pode ser um desafio, mas não um empecilho”.

Língua sem fronteiras

Uma vez morando em outro país, temos uma instigante tarefa de aprender uma língua nova, ou até mesmo três. Foi o que aconteceu com Skyler e Raj, filhos de Antoniella. Ela conta que conheceu o projeto há 5 meses e destaca o quanto esta atividade a auxilia a ensianar português. “Sou brasileira e meus filhos nasceram aqui nos Estados Unidos. Meu marido é indiano, então são três línguas distintas que eu tenho para me comunicar na minha casa. Através do Projeto Reading Bag, eu tenho um suporte a mais para trabalhar com eles”, explica.
O Casal Haryuki e Suellen Kohase também é outro exemplo de fusão de etnias. Haryuki é nascido no Japão e atualmente mora em Houston com sua esposa Suellen, brasileira. Eles são pais de três crianças participantes do projeto.

Para estes pais, a leitura dos livros e a prática do diálogo da língua portuguesa ajuda os meninos a se comunicar com os avós maternos, residentes no Brasil, favorecendo o fortalecimento do vínculo afetivo.

“Acho este projeto um grande desafio porque eu sou japonês e minha esposa é brasileira. Eu também levo meus filhos às aulas de japonês duas vezes por mês. No dia a dia, na escola, eles falam inglês. É muito interessante como este processo de aprendizado trílingue ocorre com eles. Por eles serem crianças, é muito mais fácil assimilar as três diferentes línguas”,

disse Kohase. Sua esposa, Suellen, vê de forma positiva os filhos falando português. “Gosto de ver quando eles falam português e ficam expostos à esta cultura, pois podem ficar em contato com outro tipo de conhecimento”, destaca Suellen.

Claudia Marques, diretora da Brazilian Foundation e idealizadora do Projeto reading Bag, está otimista com o desenvolvimento das ações do projeto e sonha em expandir estas ações para outras cidades dos Estados Unidos. Claudia celebra o primeiro aniversário do projeto com muito entusiasmo. “São esses depoimentos das famílias, o apoio dos nossos parceiros, a dedicação inestimável das nossas voluntárias que fazem com que realmente celebremos com muita alegria o primeiro aniversário do projeto, que é uma proposta totalmente centrada na mobilização de pessoas, voluntários e parcerias”, disse.

Para ela a BF demostrou que é possível idealizar um projeto com orçamento reduzido e facilmente replicável. “Nossa intenção é reafirmar a missão da Brazilian Foundation em relação ao compromisso com a área de educação e difusão da cultura brasileira em solo estrangeiro”, disse.

Deixe Seu Comentário

Revista Brasilianas

Revista Brasilianas is a community magazine focused on the Brazilian communities in the
United States.
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Revista Brasilianas é uma revista regional focada nas comunidades brasileiras no
Estados Unidos.
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Media Kit - Português
Download

Media Kit - English
Download
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
info@revistabrasilianas.com
(657) 2BFFHOU
(657) 223-3468

Expediente

Diretora Executiva
Priscila Trummer

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Editor de Jornalismo Brasil
Tim Filho

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Redes Sociais
Rovena Fundão

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Diretoria
Ana Paula Barbosa

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Marketing
Daniella Zakhour

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Web Designer
Antonio Neto

Latest Posts