O 2015 da BFF

A Brazilian Friends Foundation (BFF) iniciou suas atividades em março de 2015 a partir de experiências bem-sucedidas de um grupo de amigos que se uniram para alinhar as atividades voluntárias à capacidade de mobilização e articulação de parcerias em prol da comunidade brasileira no Texas.

Com essa convergência de esforços, surge a BFF, uma organização sem fins lucrativos 501 (c) (3), cuja missão é promover atividades nas áreas de Educação, Informação, Arte & Cultura a fim de impactar positivamente a comunidade brasileira que vive em território americano.

Como premissa institucional, todos os projetos da Brazilian Friends Foundation são fortemente alicerçados sobre os valores de respeito, honestidade, integridade e cooperação.

Educação-  Além do projeto bolsa de estudos, a BFF promove gratuitamente cursos, palestras e projetos que fomentem a capacitação de cada indivíduo.

Informação- O grupo lançou a Revista Brasilianas em Agosto de 2015, trazendo informações e prestação de serviços que promovem a integração e a exposição positiva da comunidade brasileira nos Estados Unidos.

Arte & Cultura- Os projetos incluem exposições de arte, apresentações musicais, debates em diferentes assuntos promovendo o intercâmbio cultural entre Brasil e Estados Unidos.

Em tempos de fechamento de ciclo, a Brazilian Friends Foundation encerra o ano de 2015 com muitos motivos para celebrar. Foi possível, em tão pouco tempo, mobilizar pessoas, parceiros e as comunidades brasileira e americana para a edificação de uma organização sólida e próspera. A cada ação foi possível vislumbrar o espaço preenchido pela BFF com qualidade, respeito e visão de futuro.

Nossas ações realizadas em 2015

Nestes 9 meses de atuação, nossa equipe composta por aproximadamente 50 voluntários fez a BFF acontecer. Por meio desse quadro de recursos humanos altamente motivado, foi possível executar vários projetos, tais como:

  • Arrecadar, triar e enviar doações materiais para o Brasil, de forma a beneficiar 120 famílias em situação de risco residentes na área do Palmital, na região de Rio das Ostras no Rio de Janeiro.
  • Promover a Exposição  “Free Will” da artista plástica baiana Mona Brocchini com duas recepções durante 1 mês.
  • Lançar o Programa de Bolsas de Estudos – Scholarship Fall 2015, voltado para gerar apoio financeiro para o estudo de jovens adultos brasileiros ou com laços consanguíneos inscritos em programas de escolarização em território americano. Por meio de um júri de notáveis formado pelos membros do Board Advisors, o aluno Guilherme Machado foi selecionado dentre tantos candidatos. Guilherme é estudante do Houston Community College.
  • Em paralelo, ao longo de todo o ano, a BFF disponibilizou curso on-line gratuito de inglês a todos os interessados em aprender ou desenvolver as habilidades linguísticas do Inglês Americano pelas plataformas Facebook, Youtube e Periscope com mais de 50.000 assinantes.
  • De inegável sucesso também foi o primeiro Executive Networking realizado pela Fundação. Na ocasião foi possível contar com a participação de mais de 120 profissionais que tiveram a oportunidade de estabelecer novos contatos e conhecer melhor a BFF.
  • No âmbito cultural, a participação no 24th TurkishFest, foi uma consagração. A Brazilian Friends Foundation representou o Brasil, como país especialmente convidado para o evento. Com o apoio do Consulado Brasileiro em Houston e da Chamber of Commerce Brazil-Texas, foram dois dias de trabalho intenso no Festival que contou com cerca de 12.000 visitantes. A representação se deu por meio de estande ricamente decorado e com exposição de material informativo sobre nosso País. O ponto alto do evento foi a participação do Desfile de Trajes Típicos, uma releitura artística das principais regiões brasileiras usando criações exclusivas da artista plástica Baiana Mona Brocchini. Durante o TurkishFest também foi possível conhecer melhor a sonoridade da música popular brasileira por meio da apresentação do músico João Poupard no show “Journey to Brazil”.
  • Na proximidade da festividade americana conhecida como Thanksgiving, a BFF lançou o projeto “Cozinhando com Amigos”. Trata-se de uma ação inédita que visa dar apoio à adaptação de expatriados brasileiros à cultura local, utilizando como ferramenta a tradicional conversa e preparação de alimentos ao redor da mesa, tão conhecida e exercida pelos brasileiros. Muitos foram os feedbacks positivos recebidos por essa ação. O “Cozinhando com Amigos” terá nova edição em fevereiro de 2016.
  • Com objetivo semelhante, aliado à proposta de fundraising, foi realizado o Primeiro BFF Wine Tasting, que foi um sucesso.

E dessa forma, a Brazilian Friends Foundation tem trilhado o caminho de fortalecimento institucional que lhe permitiu selar importantes alianças e parcerias em 2015.

  • Destaca-se a  parceria para representatividade e intercâmbio cultural da Associação Pracatum em território americano. A Pracatum é uma organização social sem fins lucrativos sediada na Bahia, presidida pelo artista Carlinhos Brown, cuja missão gira em torno de programas e projetos que favoreçam o desenvolvimento comunitário da região do Candeal e de seus moradores.
  • Todo esse sucesso, atraiu a parceria da SixD Realidade Aumentada que oferece a Revista Brasilianas, o uso gratuito do aplicativo para andróides de realidade aumentada.
  • A Brazilian Friends Foundation foi indicada ao Prêmio Brazilian Press Awards 2016 na categoria Melhor Instituição de Promoção à Cultura Brasileira.

E por fim, e não menos importante, a Revista Brasilianas, representante oficial do pilar Informação da Brazilian Friends Foundation, tem crescido a olhos vistos.

A Revista Brasilianas possui quatro produtos:

  • Revista Online, é atualizada diariamente e conta com a média de 123.000 visualizações mensais.
  • Newsletter com periodicidade mensal,
  • Revista em PDF bimestral,  
  • Versão impressa mensal com tiragem de 10.000 exemplares.

A parceria com Viva Magazine! nos permitiu introduzir o conteúdo em Português em uma publicação impressa de conteúdo em espanhol, voltada ao mercado hispânico. Com essa parceria crescemos a abrangência de nossos projetos e consequentemente ampliamos o intercâmbio cultural com o público latino.

Novos projetos estão sendo formatados com vista a resgatar e difundir aspectos da cultura brasileira, assim como ampliar e fortalecer a rede de contatos  entre brasileiros e americanos. A Revista Brasilianas continuará como importante sustentáculo da Fundação e nossa meta será dobrar o público no primeiro semestre.

Certamente, em 2016, a Brazilian Friends Foundation estabelecerá projetos e parcerias para sua sede física, que deve abarcar além dos recursos humanos, o estabelecimento de acervo cultural brasileiro.

Não é possível deixar de manifestar o mais sincero agradecimento àqueles que estiveram com a BFF neste ano, seja por meio de ações voluntárias ou parcerias institucionais. Sabemos que,  juntos, estamos escrevendo novas histórias de sucesso!

Nosso muito obrigado!

Brazilian Friends Foundation

logo bff sem background

 

Deixe Seu Comentário

Revista Brasilianas

Revista Brasilianas is a community magazine focused on the Brazilian communities in the
United States.
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Revista Brasilianas é uma revista regional focada nas comunidades brasileiras no
Estados Unidos.
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Media Kit - Português
Download

Media Kit - English
Download
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
info@revistabrasilianas.com
(657) 2BFFHOU
(657) 223-3468

Expediente

Diretora Executiva
Priscila Trummer

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Editor de Jornalismo Brasil
Tim Filho

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Redes Sociais
Rovena Fundão

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Diretoria
Ana Paula Barbosa

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Marketing
Daniella Zakhour

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Web Designer
Antonio Neto

Latest Posts