Moda consciente nos EUA. Seria possível?

Viver nos EUA exige um certo controle quando trata-se de consumo, não é verdade?

Quando viajamos para cá a turismo, a primeira coisa que, normalmente, pensamos são nas compras!! Principalmente de roupas!!

E quando moramos aqui, como controlar esse consumo? Ou, pelo menos, como comprar de maneira mais consciente? Porque adoramos comprar algo bom e muito barato, né?

Mas alguém aí já parou pra pensar como essas fast fashion conseguem encher suas araras a cada semana com algo novo, bom, bonito e por um custo tão baixo?

Pois é, eu resolvi fazer isso. E comecei olhando as etiquetas dos meus sapatos e das minhas roupas. E descobri que em muitas delas diz: Bangladesh, Vietnã… Então fui para internet entender isso. E aí descobri um documentário chamado The True Cost. E fiquei chocada com o que vi. Pra quem nunca ouviu falar, trata-se de um filme produzido afim de mostrar o impacto da moda nas pessoas, no planeta e a realidade em que vivem os trabalhadores que tornam possível as peças de fast fashion chegar nas nossas mãos por um valor tão baixo.

E aí eu vi quem realmente está pagando o preço!

Grande parte das marcas americanas e europeias de fast fashion contratam esses trabalhadores. O problema é que não são oferecidas condições dignas de trabalho a essas pessoas.
No documentário, eles entrevistam uma das mulheres que trabalham nessas fábricas, e eles estão reivindicando um salário mensal
de 160 dólares!! Vejam que absurdo!!

Confesso que eu me senti muito mal por pensar que enquanto eu estava feliz consumindo esses produtos, existiam e ainda há pessoas sofrendo na fabricação deles.

Mas o objetivo desse texto não é só alertar para a injustiça que acontece com esses seres humanos. Mas dizer que há alternativas de consumir produtos em conta, sem causar esse mal.

E hoje cito os brechós!

Já consigo imaginar as caretas quando leram essa alternativa. Porque quando damos essa opção, a primeira coisa que vem em mente são aquelas lojas escuras, com cheiro estranho, com as peças desorganizadas, enfim, uma bagunça.

Mas, eu encontrei uma rede chamada Plato’s Closet. E posso garantir que essa é bem diferente do que estamos acostumados. A loja é tão organizada, que nem parece um brechó. As peças são todas separadas por modelos, tamanhos, cores… 

E as peças estão em bom estado. Conforme a política deles, só compram artigos que estiveram no mercado há menos de dois anos, sem manchas ou furos. Eu já vendi e comprei roupas com eles, e foi um ótimo negócio.

A rede está espalhada por diversos estados aqui, no link vocês podem encontrar a mais próxima.

Eu sei que existe um certo preconceito ao comprar coisas usadas, mas é bom abrir os olhos para uma outra maneira de consumo. Isso não torna ninguém inferior. Aliás, o sentimento de estar cooperando para o meio ambiente, comprando conscientemente, nos torna melhores.

E uma outra preocupação é em usar o que é tendência. Mas a moda anda tão democrática, que hoje em dia fica até difícil dizer o que está nas passarelas, porque vê-se de tudo um pouco. Fora que não precisamos ser soldadinhos e seguir o que o mercado dita.

O legal de se vestir, é passar a nossa identidade, usar a nossa imagem para transmitir quem somos, o que significa que não temos que estar vestidos igual a todo mundo.

 

Deixe Seu Comentário

Revista Brasilianas

Revista Brasilianas is a community magazine focused on the Brazilian communities in the
United States.
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Revista Brasilianas é uma revista regional focada nas comunidades brasileiras no
Estados Unidos.
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Media Kit - Português
Download

Media Kit - English
Download
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
info@revistabrasilianas.com
(657) 2BFFHOU
(657) 223-3468

Expediente

Diretora Executiva
Priscila Trummer

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Editor de Jornalismo Brasil
Tim Filho

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Redes Sociais
Rovena Fundão

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Diretoria
Ana Paula Barbosa

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Marketing
Daniella Zakhour

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Web Designer
Antonio Neto

Latest Posts