Lançamento do album Dimanar

Disco do guitarrista Théo Silva, Dimanar, já está nas plataformas digitais, e chega em breve pelo meio físico, às mãos daqueles que curtem a boa música

Dimanar é uma palavra da Língua Portuguesa, pouco conhecida, que significa fluir, correr serenamente, exemplificada nos dicionários pelo movimento manso das águas de um rio. É também o nome do primeiro disco do guitarrista Théo Silva, um divisor de águas em sua carreira já consolidada como  instrumentista, há anos trabalhando com grandes nomes da música popular brasileira e da world music. Dimanar, no entanto, revela a veia musical de Théo Silva, que vai além da sua condição de sideman. O som que flui em Dimanar é autoral, resultado das experiências e conhecimentos musicais adquiridos durante sua vida.

O caminho seguido para a gravação de Dimanar começou em 2015, quando Théo Silva deu início a gravação do seu primeiro EP “Acreditar”, com três músicas que contaram com participações muito especiais, como as do cubano Mel Semé, e do africano do Guiné-Bissau Mû Mbana, multi-instrumentistas que se tornaram amigos de Théo Silva durante sua estada na Espanha, em Barcelona. A outra participação especial foi do cantor e compositor Roberto Mendes, seu conterrâneo e guru musical, que um dia lhe disse: “vai, meu filho, siga seu caminho, siga a sua música”. A música gravada por Roberto Mendes em “Acreditar” foi “Meu guia (à la Mendes)”, composição de Théo Silva e Fábio Rocha, que expressa gratidão a Roberto Mendes, pela energia positiva dispensada à caminhada musical de Théo.

Os primeiros passos do caminho sugerido por Roberto Mendes, as experiências obtidas ao longo do trajeto e o apoio que obteve do amigo, guitarrista e produtor musical baiano (hoje morando na Espanha) Jurandir Santana, que resultaram no EP Acreditar, fluíram em novos caminhos, novos passos e experiências renovadoras, que alcançaram um objetivo principal: o CD Dimanar, já disponível nas plataformas digitais. As três músicas do EP foram incluídas no CD, que já está em pré venda pelo site de financiamento coletivo Clique aqui para comprar o CD Dinamar. Dimanar chegará às mãos do público pelo meio físico, com capa e encarte concebidos pelo premiado artista plástico paulista, Rogério Pedro. A capa do Dimanar foge do previsível, quando ao invés de uma foto do músico, traz as cores fortes e as formas sinuosas da obra de Rogério Pedro, apresentando a figura da mulher africana com um turbante em forma de um instrumento musical, em um cenário composto por elementos da natureza que inspira o trabalho de Théo Silva, como o rio de Palmeiras, da Chapada Diamantina. A imagem é uma tela, uma pintura com intervenção digital, misturando a tipografia e o figurativo.

E como um disco que se propõe em mostrar um trabalho de excelência tem de ter músicos virtuosos, Théo Silva convidou amigos que conferem sofisticação e leveza aos arranjos, gente como o multi-instrumentista de sopros, Carlos Malta, o músico e produtor baiano (que mora em São Paulo) Webster Santos, o paulista (que hoje mora na Bahia) Ênio Nogueira, e a cantora dinamarquesa Stina. As músicas de Théo Silva para Dimanar são basicamente instrumentais, embora em algumas composições, o canto se integra ao instrumental, que tem conexões diversas, com a música africana, as belas harmonias dos mineiros do Clube da Esquina, a mistura jazz-rock do guitarrista estadunidense Pat Metheny e outros.

A cantora Margareth Menezes, a pedido de Théo Silva, foi quem propôs a ordem das músicas no CD, depois de ouvir de forma criteriosa cada faixa. Dimanar tem a produção de Théo Silva, com excessão da faixa “Acreditar” que foi produzida por ele e Jurandir Santana e foi lançado pelo selo Stellite Music.

Bio

Aos 8 anos de idade, Théo Silva ganhou o seu primeiro violão, presente do seu pai. Foi então que soaram os primeiros acordes vindo das influências dos seus irmãos, também músicos, e de seu pai, que tinha a música como um hobby. Montou a primeira banda de rock com amigos da escola aos 11 anos, foi quando deu início à paixão pela guitarra, um instrumento que parecia tão ousado e de sons tão atraentes. Daquele momento em diante começou a desenvolver junto a alguns amigos mais experientes, algumas aulas “arranjadas”.

Aos 16 anos, deu os primeiros passos da sua vida musical ao atuar profissionalmente com artistas e bandas locais. Desde então, Théo Silva coleciona em seu currículo grandes nomes e importantes referências da música brasileira e internacional com os quais pode dividir o palco e realizar grandes trabalhos, tais como: Margareth Menezes, Carlinhos Brown, Gilberto Gil, Roberto Mendes, Elba Ramalho, Zélia Duncan, Luiz Melodia, Sandra de Sá, Fernanda Abreu, Toni Garrido, Chico César, Dudu Nobre, Paula Lima, Alcione, Adreas Kisser, Xangai, Daniela Mercury, Saulo Fernandes, Kall Medrado, Enio e a Maloca, On The Floor, incluindo também artistas internacionais como o português Luís Represas, o camaronês Blick Bassy, o cubano Mel Semé e o africano Mû Mbana.

Em Janeiro de 2014, Théo Silva gravou o primeiro single e vídeo de “Ao som do Ijexá”, música de um projeto em que foi convidado a iniciar, e que tem base alicerçada no Ijexá, a Banda Alphazimu. A banda já lançou um novo single que esteve entre as finalistas do prêmio de música da rádio Educadora da Bahia. Até que no início de 2015, dividindo-se entre Brasil, Espanha e Portugal, Théo Silva deu início a gravação do seu primeiro EP “Acreditar”.

Em Setembro, teve o seu lançamento nas principais plataformas digitais juntamente com o primeiro Clipe da música Acreditar, produzido em Barcelona, que leva o nome do EP. Em março de 2016, Théo Silva é convidado a participar da Tour do cantor Saulo, pela África e EUA; China, com Margareth Menezes; Bielorússia, com a cantora Jú Moraes e shows pelo Brasil com a banda Alphazimu.

Um dos momentos mais importantes da sua carreira aconteceu em março de 2017, quando ele foi convidado pela Brazilian Foundation, junto ao baterista Tito Oliveira, para ministrar workshops sobre os ritmos Afro-brasileiros nos EUA, em duas das maiores escolas de música do mundo, a Berklee College of Music/Boston e na The Collective College New York/NY.

Principais Trabalhos

Gravação do DVD “Voz Talismã”, em comemoração aos 25 anos de carreira da cantora Margareth Menezes; Colaboração e arranjos do show e DVD “Para Gil e Caetano”, da artista Margareth Menezes, uma homenagem aos 50 anos de carreira do Gilberto Gil e Caetano Veloso; Direção musical do show “Eles Cantam a Bahia”, em prol do NACPC, com a participação de artistas como: Carla Visi, Tuca Fernandes, Alobened Airam, Lia Gondim, Tenison Del Rey, Carla Cristina e outros. Gravação de uma trilha sonora brasileira na Itália; Direção musical no projeto de comemoração aos 30 anos da BamdaMel. Turnês Internacionais pela África do Sul (Show para a Copa do Mundo); Senegal; Costa do Marfim; Colômbia; México; Itália; Portugal; Espanha e Bielorússia. No início de 2013, entendendo a dificuldade em ter acesso à informação e aos importantes workshops musicais em Salvador,BA, Théo Silva resolveu se envolver diretamente com o assunto. Convidou então, o seu amigo e musicoterapeuta, Jair Soares a encarar esse desafio junto a ele. A partir daí, nasce a T&J Workshop e MasterClass, hoje com mais de 2 anos promovendo importantes eventos e trazendo conhecimento a toda classe musical do estado,sendo a única do Nordeste nesse segmento.

Dentre os diversos artistas do cenário nacional e internacional que já passaram pelos eventos da T&J, pode-se destacar: Frank Gambale, Allen Hinds, Andy Timmons, Munir Hossn, Edu Ardanuy, Torcuato Mariano, Paulo Calasans, Marcelo Mariano, Luciano Magno, Leonardo Amuedo entre outros. Principais Cursos – Entre 2008/2009 Curso de Harmonia I, ministrado pelo maestro Bira Marques. – Maio/2013 1° Ciclo de Workshops de áudio e produção musical, ministrado por: Alexandre Lins; André T; Daniel Reis; Kesser Jones; Beto Neves; Carlos Freitas.Pela AudioWorkshop. – Dezembro/2013 Curso de Harmonia na música Popular, ministrado pelo grande maestro Ian Guest. Pela Pracatum. – Agosto/2014 Mixagem sem Segredos, ministrado pelo Fábio Henrique, na ProClass do Rio de Janeiro. – Outubro/2014 Técnicas de Sonorização, ministrada por Fernando Gundlach. Pela Rede Motiva. – Novembro/2014 Técnicas de Gravação, mixagem e masterização, ministrado por Fernando Gundlach. Pela Rede Motiva.

Curta aqui o novo album de Theo Silva

http://smarturl.it/Dimanar

www.theosilva.com

 

Deixe Seu Comentário

Revista Brasilianas

Revista Brasilianas is a community magazine focused on the Brazilian communities in the
United States.
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Revista Brasilianas é uma revista regional focada nas comunidades brasileiras no
Estados Unidos.
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Media Kit - Português
Download

Media Kit - English
Download
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
info@revistabrasilianas.com
(657) 2BFFHOU
(657) 223-3468

Expediente

Diretora Executiva
Priscila Trummer

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Editor de Jornalismo Brasil
Tim Filho

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Redes Sociais
Rovena Fundão

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Diretoria
Ana Paula Barbosa

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Marketing
Daniella Zakhour

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Web Designer
Antonio Neto

Latest Posts