Laine Furtado, presidente da ABI Inter, em buscas de novas metas

 

laine
Laine Furtado, presidente da ABI Inter, Associação Brasileira de Imprensa Internacional, lidera entidade criada em 2006

A jornalista mineira Laine Furtado, presidente da ABI Inter, Associação Brasileira de Imprensa Internacional, fala sobre sua liderança à frente da entidade durante seu primeiro mandato e apresenta as metas de trabalho para sua reeleição, quando a atual diretoria será aclamada para um segundo mandato na realização da Assembléia Geral da entidade, que acontece em maio, durante o Focus Brasil, na Flórida.

A ABI Inter, fundada em 2006, tem como visão reunir profissionais da imprensa escrita, televisiva e radiofônica, além de outras mídias. A entidade foi criada para estabelecer padrões éticos e profissionais para a categoria jornalística brasileira e dar representatividade à imprensa brasileira comunitária no exterior.

Como presidente da ABI Inter, Laine Furtado, tem o pensamento focado na idéia de conseguir representar a classe reunindo o maior número possível de associados para que a entidade possa ganhar força e credibilidade. Laine está na Florida há 23 anos e mora em Boca Raton, é formada em Jornalismo pela UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) e editora da revista Linha Aberta, fundada em 1995. A jornalista tem experiência suficiente para conhecer a mídia comunitária em seus básicos anseios. Seu trabalho à frente da ABI Inter tem representando um desafio para uma mulher imigrante que aceitou a tarefa de aglutinar a imprensa brasileira comunitária pelo mundo afora.
Em entrevista a Revista Brasiliana, Laine Furtado fala da experiência de presidir a ABI Inter e dos planos futuros para o seu segundo mandato para o biênio 2016/2018.

Revista Brasiliana – Por que você quis se candidatar-se a presidência da ABI Inter ?
Laine Furtado – Faço parte da ABI Inter desde sua criação, em 2006. Durante todo esse tempo, sempre estive ativamente envolvida com a entidade. Acredito que a ABI Inter representa e fortalece a imprensa brasileira comunitária fora do Brasil e que uma instituição forte é fundamental para que possamos ter uma melhor representatividade nos Estados Unidos, Europa e Japão. Quando surgiu a oportunidade de me candidatar como presidente da entidade, pensei que poderia somar de forma positiva para fazer da ABI Inter uma organização ainda mais forte dinâmica e mais presente junto à mídia brasileira no exterior.

RB – Valeu a pena?
LF – Com certeza. A visão da entidade é de mostrar a força da imprensa brasileira fora do Brasil, reunindo profissionais e veículos de comunicação em língua portuguesa no exterior e zelando pela ética jornalística entre profissionais e veículos de comunicação brasileiros no exterior. Hoje, 10 anos depois, a ABI Inter congrega mais de 180 associados, incluindo veículos de comunicação e profissionais da imprensa dos Estados Unidos, Europa e Japão. Várias metas foram alcançadas como o site da www.abiinter.org, a organização e o update da lista de associados, a contabilidade e a criação da página da entidade no Facebook. Nossa maior conquista foi o código de ética da entidade elaborado pelo Conselho de Ética da ABI Inter e aprovado pela diretoria da ABI Inter.

Atual diretoria da ABI Inter, Associação Brasileira de Imprensa Internacional, durante a aprovação do Codigo de Ética da entidade criada em 2006

RB – Quais os fatos mais curiosos de sua administração?
LF – A principal característica da administração atual é o relacionamento. Acredito que devemos estar sempre trabalhando em prol da entidade, deixando de lado diferenças pessoais e profissionais e somando forças para o fortalecimento da ABI Inter. Temos visto que muitas barreiras estão caindo no que concerne a participação de empresas de comunicação dos mais variados setores. Nossa equipe é coesa e estamos sempre dispostos a fazer o melhor pela entidade. Posso considerar esse fato curioso? Talvez não, mas com certeza, é o maior diferencial de nossa administração.

RB – Quais as vantagens de estar associado a ABI?
LF – Toda entidade tem suas regras de funcionamento e a ABI Inter não é diferente. Além das vantagens normais como direito a uma ID da entidade, participar de eventos pontuais e pertencer a uma entidade que representa o profissional de comunicação no exterior, o maior benefício é estar conectado com a imprensa brasileira no exterior e ter um suporte profissional ao pertencer a uma entidade que tem 10 anos de existência. Em muitas situações, pertencer à ABI Inter representa a oportunidade de galgar passos mais fortes na profissão, quando o veículo ou profissional de comunicação precisa de credenciamento para cobertura de eventos de peso, participação em seminários internacionais e acesso a órgãos governamentais para cobertura de eventos onde a identificação é fundamental. Conheço muitos colegas de trabalho que conseguiram estar presentes em momentos históricos de cobertura jornalística porque fizeram seu credenciamento apresentando, entre outros documentos, a carteira da ABI Inter.

Integrantes da ABi Inter

RB – Quais são planos futuros para a sua próxima gestão?
LF – Pretendemos continuidade ao trabalho desenvolvidos nos últimos anos. Queremos um contato mais estreito com nossos associados, além de trabalhar mais para que os veículos que ainda não fazem parte da ABI Inter conhecam a visão da entidade e possam ser associados. Estamos planejando realizar dois seminários da ABI Inter por ano para integração de seus associados, manter a participação da ABI Inter no Focus Brasil América, Ásia e Europa. Queremos fazer parcerias com outras entidades da classe para o fortalecimento da ABI Inter, buscando a possibilidade de vantagens dos associados da ABI Inter junto a outras associações. Promover a imprensa brasileira fora do Brasil, com atualização das informações divulgadas no website da ABI Inter. Queremos criar em breve um serviço de distribuição de press releases para entidades e órgãos governamentais. Buscar informações, junto às agências de propaganda e agências governamentais, de como os veículos associados à ABI Inter podem solicitar verbas de publicidades para publicação de anúncios em seus veículos. Manter contato com universidades pelo mundo afora, sempre que solicitado, para a obtenção de vantagens aos associados da ABI Inter, em caso de retorno à escola ou cursos profissionalizantes.

Para mais informações a respeito da ABI Inter visite o site 

Imagens gentilmente cedidas pelo fotógrafo Bill Paparazzi

ABINota da Redação:
A atual diretoria da ABI- Inter esta assim constituída e será mantida em sua próxima gestão.
Diretoria Executiva
Presidente: Laine Furtado
Vice Presidente Américas: Antônio Martins
Vice Presidente Europa: Marcia Curvo
Vice Presidente Ásia: Arthur Muranaga
Secretário: Gilvan de Sergipe
Secretária Adjunta: Mara Rubia
Tesoureiro: Eraldo Manes
Tesoureiro Adjunto: Marco Alevato
Membros do Conselho de Ética
Alex Colombini
Celso Braz
Edilberto Mendes
Glauber Morare
Roberto Lima
Sergio Lima
Zigomar Vuelma
Membros do Conselho Fiscal
Ana Martins
Edirson Paiva
Rita Pierotti
Ady Coutinho
Departamento de Marketing
Andrezza Moon
Antônio Martins
Carlos Borges

 

Deixe Seu Comentário

Revista Brasilianas

Revista Brasilianas is a community magazine focused on the Brazilian communities in the
United States.
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Revista Brasilianas é uma revista regional focada nas comunidades brasileiras no
Estados Unidos.
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Media Kit - Português
Download

Media Kit - English
Download
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
info@revistabrasilianas.com
(657) 2BFFHOU
(657) 223-3468

Expediente

Diretora Executiva
Priscila Trummer

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Editor de Jornalismo Brasil
Tim Filho

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Redes Sociais
Rovena Fundão

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Diretoria
Ana Paula Barbosa

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Marketing
Daniella Zakhour

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Web Designer
Antonio Neto

Latest Posts