Houston e Miami: o contraste de duas cidades

miami-beach

Muitas pessoas me perguntam quais são as similaridades e diferenças entre Miami e Houston. Cheguei em Houston há quase dois anos, após ter vivido em Miami por mais de uma década. Nesse pequeno texto vou tentar ilustrar um pouco as minhas impressões pessoais sobre essas duas cidades.

Acho que, inicialmente, o que mais impressiona em Houston é o tamanho da cidade. Por causa da infinita expansão urbana, as distâncias a percorrer são sempre muito maiores em Houston que as distâncias percorridas em Miami. Na cidade floridense, dirigir 15 milhas era demasiado. Em Houston, amigos vivem, facilmente, a 30 milhas de sua casa.

Tem sido bastante difícil, em Houston, receber visitas de amigos e familiares distantes, quando em Miami tínhamos sempre convidados em nossa casa.  As pessoas não encontram em Houston uma cidade turisticamente atrativa. Para quem vive em Houston, torna-se igualmente mais difícil viajar ao Brasil ou à Europa, quando comparado a Miami, que tem uma posição geográfica mais privilegiada nesse sentido.

Mandarin_Oriental_Miami_usn_3Miami possui maior número de atrações e passeios, o mar, o glamour, os navios de cruzeiro, os bares, a vida noturna. O horizonte urbano de Miami, com o oceano como pano de fundo, oferece vistas maravilhosas, durante o dia e à noite, e possui mais edifícios com melhores qualidades arquitetônicas que a linha de horizonte de Houston.

Em relação às pessoas, pode-se dizer que elas são muito mais amigáveis em Houston quando comparadas às de Miami. Foi uma ótima surpresa que Houston nos proporcionou. Primeiramente, a diversidade de países de origem que compõe a população de Houston é impressionantemente maior que a do grupo de países sul-americanos dos quais se constitui Miami. Em segundo lugar, em Houston encontram-se mais profissionais, geralmente pessoas que viveram ainda em outros países e tiveram experiências prévias com maior diversidade de culturas.

Mais pessoas em Houston parecem pertencer ao mesmo grupo de interesses socioculturais, são mais unidas e mais prestativas, o que proporciona um sentimento igual ao de estar em família. Em Miami, as pessoas são mais individualistas e, normalmente, pertencem ou a classes financeiras muito elevadas, ou as que chegaram em busca de qualquer oportunidade. Muitas das pessoas que chegaram da América Latina recentemente, vindas de situação financeira muito privilegiada, podem ser extremamente arrogantes e não demonstrar pouco ou nenhum interesse em assimilar a cultura norte americana.

Miami (2)Em relação ao clima, as duas cidades são insuportavelmente quentes e úmidas. No entanto, Miami, porque está em frente ao mar, recebe a brisa marinha, o que faz uma grande diferença. Houston, por outro lado, proporciona-nos as quatro estações bem definidas, enquanto Miami mantém seu clima constante praticamente o ano todo.

A variedade de indústrias e atividades financeiras é, sem dúvida, incomparavelmente maior em Houston. Em Houston há, também, mais vagas de trabalho e mais oportunidades de carreira em diversas áreas. O custo de vida é, atualmente, muito similar nas duas cidades.

MiamiA burocracia governamental, talvez por tratar-se de um estado mais conservador, parece ser maior no Texas que na Flórida. Como exemplo, há, no Texas, maior quantidade de documentos e formulários em papel impresso e menor quantidade e menos opções em formato eletrônico. Nesse aspecto, às vezes, tenho a impressão que voltei no tempo.

Considerando todas as características mencionadas, o que me traz saudade de Miami é a beleza da cidade envolvida pelas águas cristalinas do Atlântico e, por outro lado, o que me faz querer ficar em Houston são as perspectivas de futuro, a acolhida que recebi das pessoas e as grandes amizades que fiz por aqui.

Rosane Lotz é empresária do ramo de semi-jóias e proprietária da Lot Z Fashion Jewelry.

 

 

 

Deixe Seu Comentário

Revista Brasilianas

Revista Brasilianas is a community magazine focused on the Brazilian communities in the
United States.
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Revista Brasilianas é uma revista regional focada nas comunidades brasileiras no
Estados Unidos.
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Media Kit - Português
Download

Media Kit - English
Download
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
info@revistabrasilianas.com
(657) 2BFFHOU
(657) 223-3468

Expediente

Diretora Executiva
Priscila Trummer

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Editor de Jornalismo Brasil
Tim Filho

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Redes Sociais
Rovena Fundão

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Diretoria
Ana Paula Barbosa

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Marketing
Daniella Zakhour

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Web Designer
Antonio Neto

Latest Posts