Gravidez Psicológica

Também conhecida como pseudociese, a gravidez psicológica em cadelas é uma ocorrência bastante comum e pode acarretar diversas complicações na vida das fêmeas.

Afetando mais de 50 % das cadelas não castradas, o problema pode acontecer em animais que nunca acasalaram; sendo que sempre existe grandes chances de recorrência do comportamento em outras ocasiões. Variando em cada caso, os sintomas da gravidez psicológica em cadelas podem ser leves; fazendo com que o quadro nem ao menos seja notado pelos donos do animal ou graves; apresentando sintomas mais claros como leite nas mamas, adoção de objetos como se eles fossem filhotes, entre outros. Em muitos casos, a cadela que desenvolve a pseudociese pode apresentar os sinais de maneira recorrente,  em todas as vezes que ocorre o cio.

Além das mudanças psicológicas e comportamentais, sinais físicos também podem ser notados nesta fase. Muitas cadelas ficam com seus tecidos mamários mais desenvolvidos, chegando, inclusive, a produzir leite (fator que pode evoluir para problemas mais sérios, como tumores na região). Esse quadro também pode favorecer o aparecimento da endometriose e de inflamações graves nas camadas do útero da cadela, fazendo com que a fêmea canina tenha muitas dores e possa ter complicações.
As fêmeas passam a retomar seu comportamento normal em torno de duas semanas de “gravidez”; no entanto, há casos em que a ajuda medicamentosa ou até cirúrgica, como a castração, pode ser indicada.

Como o tratamento varia de acordo com os sintomas de cada fêmea, não há uma fórmula correta que possa indicar se haverá essa necessidade e nem se a cadela em questão desenvolverá os sinais físicos e psicológicos da pseudociese de maneira recorrente.
Por tanto…Fiquem sempre atentos ao comportamento de suas cadelinhas e qualquer sinal como o indicado, leve ao seu veterinário o quanto antes para evitar complicações futuras!!

Deixe Seu Comentário

Revista Brasilianas

Revista Brasilianas is a community magazine focused on the Brazilian communities in the
United States.
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Revista Brasilianas é uma revista regional focada nas comunidades brasileiras no
Estados Unidos.
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Media Kit - Português
Download

Media Kit - English
Download
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
info@revistabrasilianas.com
(657) 2BFFHOU
(657) 223-3468

Expediente

Diretora Executiva
Priscila Trummer

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Editor de Jornalismo Brasil
Tim Filho

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Redes Sociais
Rovena Fundão

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Diretoria
Ana Paula Barbosa

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Marketing
Daniella Zakhour

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Web Designer
Antonio Neto

Latest Posts