Fui demitido… O que fazer

9092095_lInfelizmente, com a crise petrolífera, muitos expatriados  perderam o emprego ou estão em vias de serem demitidos. Como a maioria está com um visto associado ao empregador americano, as consequências imigratórias devem ser analisadas antes de partirem de volta para o país de origem.

Quando um empregador  é demitido , a situação imigratória é rompida automaticamente, salvo algumas exceções, para “out of status” mesmo que o I-94 ainda esteja válido, já que a empresa (sponsor) não é mais reponsável pelo estrangeiro dos Estados Unidos. Não existe um período de carência para que se saia dos Estados Unidos, apesar de existir uma regra não-escrita de sair no máximo em 30 dias.

Quais são as opções neste caso

As opções para os estrangeiros que estão “out of status” são bem limitadas. A lei imigratória perdoa essa violação para o cidadão “out of status” que aplique para um green card (adjustment of status) em até 180 dias contados a partir do primeiro dia de violação nas seguintes categorias de green card por emprego:

5512116_l1. EB-1: Habilidades extraordinárias, professores universitários e pesquisadores, excepcionais, e gerentes e executivos de multinacionais;

2. EB-2: Profissionais que tenham o equivalente a um mestrado americano ou com habilidades excepcionais

3. EB-3: Profissionais que tenham um Bacharelado ou educação primárias; ou

4. EB-4: Trabalhadores religiosos.

Perder o emprego é um evento traumatizante e pensar nas consequências imigratórias que isso trará para a família deverá ser analisada antes de voltar para o país de origem considerando toda a conexão cultural que a família tenha feito com os Estados Unidos.

Existem outras possibilidades que são específicas de cada caso na qual uma assessoria jurídica ajudará a família na decisão definitiva, afirma a advogada de imigração Bruna Frota.

Quem quiser entrar em contato com Bruna Frota, que é brasileira e fluente em espanhol, português, francês e inglês, pode escrever para bruna@bfrota.com ou ligar para +1 281 908-6450

 

Deixe Seu Comentário

Revista Brasilianas

Revista Brasilianas is a community magazine focused on the Brazilian communities in the
United States.
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Revista Brasilianas é uma revista regional focada nas comunidades brasileiras no
Estados Unidos.
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Media Kit - Português
Download

Media Kit - English
Download
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
info@revistabrasilianas.com
(657) 2BFFHOU
(657) 223-3468

Expediente

Diretora Executiva
Priscila Trummer

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Editor de Jornalismo Brasil
Tim Filho

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Redes Sociais
Rovena Fundão

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Diretoria
Ana Paula Barbosa

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Marketing
Daniella Zakhour

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Web Designer
Antonio Neto

Latest Posts