As escolas nos Estados Unidos

Ter um filho que estude em uma escola que ofereça o idioma mais falado no mundo, o inglês, é o sonho de muitos pais. Imagina se esse filho tem a oportunidade de estudar nos Estados Unidos? É o que acontece com algumas famílias que mudam do Brasil para a América. Mas ao pousar na terra do Tio Sam, a maioria não conhece o sistema educacional americano que tem suas características particulares.

As escolas estão organizadas nos seguintes níveis:

  • Elementary (pré-jardim até 5º ano)
  • Middle School (6º ao 8º ano)
  • High School (9º ao 12º ano)
  • College (cursos técnicos e início de cursos universitários)
  • University (término dos cursos universitários).

O ensino pré-escolar não é obrigatório por aqui, por isso, grande parte dessas escolas são particular. E para os estudar no College ou University é obrigatório apresentação do visto de estudante (F).

Independente do status imigratório, nos Estados Unidos, toda criança tem direito e deve estar matriculada em uma escola. Para isso, basta o pai ou o responsável legal levar um comprovante de endereço (contrato de aluguel ou de compra do imóvel ou contas – luz, água e eletricidade).

Além da obrigatoriedade do comprovante de endereço, no caso das crianças é indispensável levar a carteira de vacinação. Este sim é um motivo que prejudica a realização da matrícula de um aluno. No calendário americano há vacinas que não existem no Brasil e vice-versa. Então, chegando nos Estados Unidos, a criança ainda deve tomar as vacinas que faltam e só depois pode frequentar a escola (confira a lista logo abaixo). Algumas famílias fazem a tradução da carteira de vacinação para o inglês. Não é obrigatório, mas facilita.

Tabela de vacinas
Essa é uma tabela básica para o estado do Texas. Nela é possível verificar o número de doses requeridas para o ingresso do Kinder, 4º, 5º e 6º anos.

  • Difteria, Tétano e Pertússis: 4 doses
  • Poliomielite: 3 ou 4 doses
  • Sarampo, Caxumba e Rubéola: 2 doses
  • Hepatite A: 2 doses
  • Hepatite B: 3 doses
  • Varicela: 1 dose
  • Meningocócica: 1 dose (7º ao 10º ano)

Vale saber:
Motivos filosóficos e religiosos permitem a isenção das vacinas, mediante apresentação de um documento chamado Affidavit, que deve ser assinado pelos pais e é válido por dois anos. Entretanto, é importante lembrar que, nestes casos, a criança pode ser excluída da escola em momentos de emergência ou epidemia declarados pelo comissário de saúde pública. Isenções médicas são permitidas.

O bairro onde se reside determina a escola

Outra característica do sistema americano é que o endereço da nova residência determinará a escola em que a criança vai estudar. Isso mesmo. E não é só pela facilidade e conforto de morar perto da escola. Nos Estados Unidos, cada distrito, subdistrito ou bairro (subdivisões utilizadas na América), possui o Independent School District, que atua com autonomia e indicará em qual escola o filho irá estudar, dependendo do endereço residencial.

Cada distrito conta com escolas públicas. Como em todo lugar, há um ranking das melhores escolas (confira no link www.greatschools.com), conforme os resultados dos testes aplicados aos alunos, ou seja, o nível de aprendizado do aluno determina a posição qualitativa da escola.
Outro dado interessante do sistema educacional é que os impostos arrecadados pelas residências, similar ao IPTU no Brasil, são revertidos diretamente para as escolas, permitindo o investimento em contratação de melhores professores ou serviços e ainda melhorias prediais. Por todos estes fatores, se possível, antes de se mudar para os Estados Unidos, é importante que os pais pesquisem os bairros onde pretendem morar, porque isso vai interferir no estudo que o filho vai receber. Escolhido o lugar, cada escola possui seus requisitos próprios, que podem variar um pouco do que foi apresentado nesta matéria.

Deixe Seu Comentário

Revista Brasilianas

Revista Brasilianas is a community magazine focused on the Brazilian communities in the
United States.
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Revista Brasilianas é uma revista regional focada nas comunidades brasileiras no
Estados Unidos.
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Media Kit - Português
Download

Media Kit - English
Download
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
info@revistabrasilianas.com
(657) 2BFFHOU
(657) 223-3468

Expediente

Diretora Executiva
Priscila Trummer

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Editor de Jornalismo Brasil
Tim Filho

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Redes Sociais
Rovena Fundão

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Diretoria
Ana Paula Barbosa

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Marketing
Daniella Zakhour

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Web Designer
Antonio Neto

Latest Posts