Deixa eu te contar com … Valdira Ueno

Meu nome é Valdira Ueno, diretora do IBEC, Instituto Brasil de Educação e Cultura, e vou contar a vocês um pouco sobre minha experiência como educadora aqui em São Francisco.

Mas vou contar também um segredo sobre língua de herança! O IBEC começou em 2011. Eu já morava aqui nos Estados Unidos há alguns anos quando me juntei a um grupo de pais e educadores no projeto do IBEC, que era inédito, maravilhoso e promissor: Uma escola de português para crianças em São Francisco e Bay Area! Durante esses anos, nossa escola firmou sua identidade e conquistou a confiança da comunidade.

Nosso programa se baseia nas pesquisas mais recentes sobre língua estrangeira e de herança, bem como nos parâmetros nacionais e estaduais para o ensino de línguas. Mas só isso não bastaria, uma vez que língua de herança é algo que lida com identidade, com visão de si mesmo e de mundo. Por isso, nossos alunos são ouvidos e suas preferências, consideradas. Eles precisam gostar das aulas. Afinal, não lidamos só com competência linguística, mas também com sentimento.

Mas agora, o segredo maior que temos aprendido a cada dia nessa jornada com nossos alunos, seus pais, nossa língua e cultura. Parece tão óbvio que nem deveria ser segredo. Mas será que todos se dão conta disso? É o seguinte: Herança é coisa de família, e não coisa, de escola. Herança é legado familiar. E vou dizer a vocês algo bem ousado, mas que é uma verdade: Se os pais não deixarem a herança de nossa língua e cultura, não tem qualquer programa de língua de herança que conserte. Não tem mesmo. Isso porque é na família que tudo começa. Estou falando daquilo que é explícito, daquilo que é concreto, daquele exemplo vivo dentro de casa. Mas estou falando principalmente daquele exemplo implícito, aquele que vem escondidinho em ações cotidianas, em falas casuais, naquilo que os pais e membros mais velhos da família deixam escapar nas entrelinhas, naquilo que sai sem querer. E isso fala muito alto, isso grita mais do que tudo. E é essa verdade escondidinha e inconsciente, é essa conexão genuína das famílias com nossa língua e cultura que acaba se materializando, se transformando em intenção, em propósito, em ação planejada dos pais. E é aí que entra o IBEC. Nossa missão é trabalhar junto com as famílias. Se é em casa que tudo começa, é no IBEC que continua.

Nosso programa é individualizado para as famílias de nossa comunidade e para nossos brasileirinhos de herança. Nas aulas, incluímos assuntos atuais e de interesse das várias faixas etárias, e damos oportunidade para que nosso aluno aprenda não só a se expressar em português, mas também a buscar conhecimento em português a partir de outras fontes. Nas aulas, eles têm a oportunidade de fazer contato, uso e apropriação de diferentes gêneros, registros e dialeto-padrão, o que leva a uma maior adequação linguística. Entretanto, nosso trabalho no IBEC vai muito além de alfabetização, letramento e proficiência. O ambiente multicultural presente na sala de aula é uma oportunidade valiosa que prepara nossos alunos para a vida, em um exercício de aceitação e valorização das diferenças e suas ricas contribuições. Enquanto desenvolvem proficiência linguística, os alunos exercitam tolerância e respeito. E principalmente, aprendem a amar o nosso Brasil, sua língua e cultura.

Sou pedagoga e professora formada no Brasil, com mais de 30 anos de experiência no ensino de línguas, além de coordenação pedagógica. Hoje, sou diretora geral e pedagógica do IBEC – Instituto Brasil de Educação e Cultura, localizado em São Francisco, Califórnia.

Deixe Seu Comentário

Revista Brasilianas

Revista Brasilianas is a community magazine focused on the Brazilian communities in the
United States.
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Revista Brasilianas é uma revista regional focada nas comunidades brasileiras no
Estados Unidos.
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Media Kit - Português
Download

Media Kit - English
Download
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
info@revistabrasilianas.com
(657) 2BFFHOU
(657) 223-3468

Expediente

Diretora Executiva
Priscila Trummer

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Editor de Jornalismo Brasil
Tim Filho

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Redes Sociais
Rovena Fundão

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Diretoria
Ana Paula Barbosa

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Marketing
Daniella Zakhour

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Web Designer
Antonio Neto

Latest Posts