Deixa eu te contar com… Joana Mendes

Minha história com a Língua Portuguesa começou bem antes de me mudar para a Itália. Como sempre gostei muito de ler e escrever, fui parar na faculdade de Letras e me tornei professora de Língua Portuguesa. Passei mais de 10 anos trabalhando nesta profissão e, de todas as experiências com crianças e suas famílias, tirei um aprendizado básico: a criança que tinha mais facilidade em aprender os conteúdos escolares era sempre aquela que já tinha alguma experiência com livros e leitura em casa.
Quando lecionei, tanto na escola pública quanto nas particulares, fiquei impressionada com o número de crianças que nunca tinham lido um livro, revista, gibi, jornal, nada na vida! Essas, geralmente, eram as que apresentavam mais dificuldades. E era bastante desafiador equilibrar o ensino em turmas de alunos com vivências familiares tão diferentes, pois aqueles que já tinham recebido da família um estímulo à leitura ficavam muito à frente dos que nunca tinham tido contato anterior com livros em casa.
Foi assim que, quando me mudei para a Itália, casei e tive minha primeira filha, comecei a pesquisar sobre o Bilinguismo e o Português como Língua de Herança. Na minha intuição e experiência profissional já sabia que deveria começar, desde cedo, com os livrinhos. Minha filha tem livros de berço, livros de banho, livros de história para dormir e livros para brincar. E eu sempre priorizei essa relação de afeto com os livros, pois sei
que é no afeto que tudo começa a fazer sentido para nós, seres humanos.
O tempo foi passando e eu achei que seria legal compartilhar as nossas experiências de aprendizagem do Português como Língua de Herança com outras famílias brasileiras espalhadas pelo mundo. Por isso, criei o blog “O Diário de Aurora” (https://odiariodeaurora.wordpress.com/) e me surpreendi com o retorno de tantas
mães que passam pelos mesmos desafios que a gente vive por aqui. Conheci mães e pais brasileiros que moram em diversos países, criei uma Roda de Leitura Virtual com crianças de várias partes do mundo e até ganhei boas amizades com pessoas que estão neste mesmo caminho do Português como Língua de Herança.
Hoje acabei de ganhar meu segundo filho. Vou recomeçar esta trajetória da Maternidade e sinto que a vida é assim mesmo: estamos sempre aprendendo e recomeçando…. você pode começar hoje mesmo a ler para seu “Brasileirinho”, pois o ingrediente principal dos momentos de leitura e aprendizado do Português é o Amor (e esse a gente tem de sobra!).
Um abraço e Feliz 2018 com muitas leituras em Português.

Joana Mendes é formada em Letras e Artes Cênicas. Atualmente trabalha como editora de livros infantis,
escritora, educadora em Alfabetização e Português como Língua de Herança, e criadora do blog “O Diário de
Aurora” (https://odiariodeaurora.wordpress.com/) e fanpage (https://www.facebook.com/diariodeaurora/). Mãe
de Aurora – 4 anos – e de um lindo menino recém-nascido, casada e morando na Itália desde 2013.

Deixe Seu Comentário