Deixa eu te contar … com Carolina Dorrough

Sou Ana Carolina, Brasileira de Recife, casada e morando no Texas, na cidade de Burkburnett desde 2011. Nossa filha Emma nasceu no dia 14 de Fevereiro de 2016, depois de 29 horas de trabalho de parto! Meu marido é Americano, nascido e criado em Fort Worth. Texano legítimo, ele é muito apegado a todas as coisas texanas e é muito orgulhoso de ter servido na Marinha Americana.

Quando nos conhecemos, ele sempre teve um cuidado especial em aprender sobre nosso país, mas aprender o idioma sempre foi muito difícil. Ele entende, fala palavras soltas mas não tem fluência.

Decidimos engravidar em 2012. Depois de muitas tentativas frustradas, mudamos de médico e essa nova profissional foi bastante agressiva em sua abordagem. Em Junho de 2015, descobri que estava esperando o nosso tão sonhado bebê. Entre muitas conversas e planos e sonhos para esse novo membro da família, veio a necessidade de fazer do Brasil uma parte presente em nossa casa. Assim, meu marido e eu decidimos que eu falaria somente em Português com Emma e que ele faria o possível para que ela visse que o Brasil é importante para nós. Nossa rotina em casa inclui Djavan, Maria Rita, Vanessa da Mata e Ivete Sangalo!

No dia em que ela foi apresentada e abençoada na Igreja, Michael foi enfático ao dizer que “espero que ela saiba de onde veio, que honre sua ascendência”. Essa valorização do Brasil em casa me faz muito feliz. Temos bandeiras e livros em Português, e sempre que vamos dormir, temos uma rotina que inclui músicas e às vezes vídeos do Cocoricó e Castelo Rá tim bum. Fiquei muito feliz em encontrar músicas de minha infância e hoje cantamos a trilha sonora dos Saltimbancos. Feriados também são lembrados, mesmo que não observemos as mesmas datas aqui. Temos dois dias dos Namorados e no dia das crianças, Emma ganhou uma lembrancinha. Também faço comidas regionais, com algumas adaptações, mas feijão preto e bolo de rolo não podem faltar!

Este ano, Emma começou no day care, que funciona dentro da School for Little People em Wichita Falls. São somente 8 crianças na sala com uma professora e uma ajudante. Eles têm aulas de música, arte, brincadeiras, e como são miudinhos, almoço e sonequinha. A professora, Mrs. Hurt, no Meet and Greet notou que eu falo em outro idioma com Emma e perguntou qual a diferença entre Português e Espanhol. (Aqui, a comunidade Mexicana é maior do que a Brasileira – somos somente 8 ou 10 brasileiros e nos encontramos somente uma vez ao ano). Depois de conversarmos, ela explicou que esperava que Emma tivesse um pequeno atraso na fala, mas que eu não me preocupasse, porque é normal. Também notei que ela aprendeu expressões como “bom dia”, “venha sentar conosco” e ela faz um esforço para falar nomes de objetos em Português com Emma. Eles respeitam demais o bilinguismo e eu me sinto muito a vontade para fazer perguntas. Também me ofereço sempre que tenho tempo e faço parte do Parents Board. Participar ativamente das páginas do Português como Língua de Herança e outros movimentos de Brasileiros nos Estados Unidos também tem sido fundamental para o entendimento de técnicas de Ensino (minha área de formação é Turismo e Hospitalidade).

Emma tem 20 meses e entende tudo o que eu digo. Conversamos e cantamos e lemos juntas. Minha mãe nos liga todos os dias e conversa e canta com ela também. Outras pessoas da família, outras vozes em Português me ajudam a reforçar o idioma (e preservar o sotaque!)

Todos aqui respeitam muito o fato de eu ser Brasileira, e são curiosos em relação ao país.

 

Carol Dorrough, Brasileira de Recife, esposa de Michael, mãe de Emma, Trudy e Logan (pitbulls), apaixonada por organização e hotelaria. Morando nos Estados Unidos desde 2011, morrendo de saudades de casa, mais especificamente de forró, cuscuz e macaxeira.

Deixe Seu Comentário

Revista Brasilianas

Revista Brasilianas is a community magazine focused on the Brazilian communities in the
United States.
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Revista Brasilianas é uma revista regional focada nas comunidades brasileiras no
Estados Unidos.
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Media Kit - Português
Download

Media Kit - English
Download
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
info@revistabrasilianas.com
(657) 2BFFHOU
(657) 223-3468

Expediente

Diretora Executiva
Priscila Trummer

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Editor de Jornalismo Brasil
Tim Filho

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Redes Sociais
Rovena Fundão

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Diretoria
Ana Paula Barbosa

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Marketing
Daniella Zakhour

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Web Designer
Antonio Neto

Latest Posts