Deixa eu te contar … com Barbara Hansson

Foi no inverno da Noruega que o livro A Magia da Árvore foi tomando forma e cor. O livro recentemente lançado, aborda o tema “medo de falar em público”, um receio muito comum entre as crianças (e também adultos). A Magia da Árvore é cheio de aventura, emoção e encanto. O personagem principal, Leo, embarca para um novo mundo, a Vila Natalina, onde o seu medo e a sua coragem são colocados à prova. O livro aborda também temas delicados como bullying e diferenças culturais. As ilustrações são assinadas pelo Johny Guenther, ilustrador brasileiro, que há mais de 20 anos cria cenários e storyboards para empresas como a Cartoon Network, Discovery Kids e Disney.

Para escrever esta obra, eu contei com as minhas experiências pessoais e também com a supervisão de uma psicóloga e de uma pedagoga.

O livro está em uma turnê de lançamento pela Europa afora. As crianças bilíngues de Oslo e Kongsberg (Noruega), Gotemburgo (Suécia), Londres (Reino Unido) e Greenwich, além de Connecticut (USA) prestigiaram a contação do livro feita pela própria autora.

Os grupos das crianças bilíngues que tive o prazer de conhecer e de serem o meu público, são de diferentes idades e com diferentes níveis de português. A sua maioria são filhos de pais brasileiros, onde alguns, tem o português como língua mãe e praticam diariamente em casa, já outros praticam somente quando vão ao Brasil e encontram os demais familiares. Encontrei também um grupo de crianças que não são filhos de brasileiros e não tem nenhum familiar no Brasil, mas que estão em um curso para aprender o português. Independente do vínculo dessas crianças com o Brasil, do nível delas no português ou da idade delas; quando a história é contada por um autor, a magia ali acontece.

Essa magia eu vejo nos olhos das crianças de 2 a 14 anos que encontrei ao longo da minha turnê de lançamento.

Ali, naquele momento, o contato com a língua materna ou a língua estrangeira floresce. O vínculo com a língua se torna mais interessante e curioso.

Dos lugares que tive o prazer em fazer a contação de histórias, muitos dos grupos de crianças bilíngues frequentam cursos de português. Porém, o lugar que me chamou mais a atenção foi na Suécia. Lá, o governo incentiva a língua materna e cede um espaço na biblioteca municipal para a contação de histórias para crianças na sua língua materna. A contação de história é voluntária, onde um voluntariado é o responsável pela escolha do livro e contação. A biblioteca municipal além de ceder o espaço, divulga em suas mídias e faz a aquisição dos livros. Achei a iniciativa maravilhosa e este projeto estou agora desenvolvendo aqui na Noruega, quem sabe você também desenvolve ele na sua cidade?

Na contação da história do meu livro A Magia da Árvore que faço, uso o recurso do projetor e de efeitos sonoros, acompanhados de canções. Com esses recursos, as crianças interagem e mergulham na história. O livro passa a ser contado, com muita encenação e canções que são abordadas no livro.  Desta forma, a contação tem feito um sucesso entre as crianças bilíngues e tenho recebido muitos feedbacks positivos dos pais, onde após a contação da história e o contato comigo, a autora do livro, as crianças despertaram mais ainda o interesse pela literatura e a língua portuguesa.

Quando há tempo disponível após a contação, eu distribuo algumas ilustrações para as crianças colorirem.

Em um ambiente descontraído – como na contação de história – as crianças interagem com outras crianças que todas tem o mesmo vínculo: a língua portuguesa. Assim, elas ouvem o português com diferentes dialetos de outras pessoas e não somente o português falando em casa, se este for o caso. Através das brincadeiras, as crianças aprendem e desenvolvem a língua portuguesa, além de manterem o contato com a cultura brasileira.

Prendendo continuar a inspirar essas crianças bilíngues e nos meus planos futuros, estarei lançando em breve, livros bilíngues para crianças de 0-3 anos e mais livros estão tomando formas e cores.

Barbara Hansson, autora do livro infantil A Magia da Árvore,  é formada em roteiro para filmes e televisão pela universidade de Umeå, na Suécia. Trabalhou por muitos anos em produções cinematográficas na Escandinávia. Mora na Noruega, onde além de ser autora de livros infantis, trabalha também na prefeitura, no departamento de cultura voltado para crianças e jovens. Natural de Blumenau, Santa Catarina, saiu do Brasil pela primeira vez aos 16 anos para o intercâmbio do Rotary na Suécia. Quando retornou ao Brasil após um ano na Suécia, estava determinada e decidida que queria buscar a formação em roteiro para cinema na Suécia. Após ter concluído o bacharelado no norte da Suécia, trabalhou em diversas produções cinematográficas e logo após mudou para a Noruega, onde vive atualmente.

Acompanhe a trajetória no FB link: https://www.facebook.com/babihansson/

Insta @babihansson

Matéria que o canal Londres tv fez sobre a trajetória pessoal e lançamento do livro: https://www.canallondres.tv/a-magia-da-arvore-barbara-hansson-no-breacc/

O e-book está disponível em todos Amazon: http://amzn.to/2GRl864    

Basta você baixar o app Kindle, comprar através do Amazon e abrir o livro no seu app Kindle. Poste uma foto da criança lendo o livro e usa a #amagiadaárvore

Para agendar a minha contação de histórias, entre em contato via: barbara@hoffsprod.com 

 

Deixe Seu Comentário

Revista Brasilianas

Revista Brasilianas is a community magazine focused on the Brazilian communities in the
United States.
– – – – – – – – – – – – – – – – – –
Revista Brasilianas é uma revista regional focada nas comunidades brasileiras nos
Estados Unidos.
– – – – – – – – – – – – – – – – – –
Media Kit – Português
Download

Media Kit – English
Download
– – – – – – – – – – – – – – – – – –
info@revistabrasilianas.com
(657) 2BFFHOU
(657) 223-3468

Expediente

Diretora Executiva
Priscila Trummer

– – – – – – – – – – – – – – – – – –
Editor de Jornalismo Brasil
Tim Filho

– – – – – – – – – – – – – – – – – –
Redes Sociais
Rovena Fundão

– – – – – – – – – – – – – – – – – –
Colunas
Luciana Sereno

– – – – – – – – – – – – – – – – – –
Web Designer
Rodrigo Custodio

Latest Posts