Crianças mantendo o Português

Ter certeza que os filhos manterão o Português enquanto vivem no exterior, é um desejo frequente em muitas famílias de expatriados. Seja para perpetuar a tradição do idioma de origem ou para se comunicar com os familiares no Brasil, a Professora Mila claro dá algumas dicas de como ajudar os pais a tornar esse desafio em uma experiência agradável.

  1. Conversar sobre a importância do idioma; explique que é mais uma forma de ela se comunicar com a família brasileira; fale sobre a sua infância, do que você mais gostava de aprender em português e suas brincadeiras favoritas.
  2. Conte histórias para dormir – nada melhor do que ficar juntinho com os filhos nesta hora. Trata-se de uma excelente oportunidade diária para praticar o idioma. Você pode começar com livros bilíngues e aos poucos ficar com as histórias em português.
  3. Cantar – Cante músicas brasileiras com as crianças, pois ajuda a enriquecer o vocabulário e a praticar os fonemas. Comece desde cedo com canções de ninar, músicas folclóricas e suas músicas prediletas na infância. Nosso país tem uma enorme riqueza musical. Aproveitem!!!
  4. Filmes – As crianças adoram filmes e aprendem muito rápido ouvindo e assistindo a personagens que falam uma língua familiar, igualzinha à do papai ou da mamãe. Escolha um dia da semana para fazer um cinema em português, é claro, com muita pipoca!
  5. Playdate – É bom para as crianças, para os pais e para a comunidade brasileira. Muitas das nossas crianças escolhem falar inglês, mas é válido lembrar que mesmo assim essa experiência também é muito rica. Quando os pais falam em português com as crianças, elas se identificam com as outras crianças. Elas percebem que não estão sozinhas e também ajuda muito às que ainda rejeitam o idioma.
  6. Se a família não fala nada de português em casa, comece bem devagar. Você pode substituir algumas palavras do inglês para o português. Pode ser hora de oferecer alimentos, escolher roupas, brinquedos, entre outros. O importante é nunca forçar a criança a responder em português, mas também nunca desistir de tentar. A introdução de uma nova língua deve ser de forma agradável. É uma tarefa que pode vir a ser bastante difícil, mas os resultados são muito gratificantes para todos.
  7. Fazer algumas atividades hands-on envolvendo a cultura brasileira. Toda a criança adora ajudar os pais e quer fazer igual. Você pode pedir ajuda a ela para enrolar brigadeiro, fazer biscoitos ou um bolo. Uma outra opção é fazer um cartão de Natal, cartões de aniversários ou cartões para alguém da família em qualquer ocasião especial em português.
  8. Jogos – Tanto os jogos de tabuleiros quanto os de computador. Reserve um tempo na semana para essa atividade. Crianças amam brincar e dessa forma a aprendizagem fica mais lúdica.

Sugestões de siteswww.smartkids.com, _ www.escolagames.com, _ www.brincandocomarie.com.br/jogos/
Ludmila Claro cursou Informática e Pedagogia, atuou como professora no Brasil de 2000 até 2013, começou a dar aulas de Português como Segunda Língua para crianças em 2014.

Deixe Seu Comentário