College ou University

Todas essas instituições são creditadas como ensino superior, a confusão gerada por essas nomenclaturas complicam um pouco, por isso vamos simplificar.

Em ambos o  ensino é pago, podendo o estudante ser beneficiado por alguma bolsa de estudos para fins acadêmicos ou desportivos – dependendo de suas habilidades (bem como vemos nos filmes).

Após a conclusão do High School (Ensino Médio), os jovens que optam pelo ensino superior, tendo que escolher qual tipo de instituição de ensino terá melhor sucesso. Community colleges, Colleges tradicionais ou University.

College: seriam as “faculdades”  no Brasil – geralmente são mais focados na área de interesse do aluno. Enquanto as universidades oferecem uma ampla gama de cursos, os colleges procuram se especificar em um assunto. Os colleges oferecem certificados de graduação (Bachelor´s Degree ou Undergraduate)  e alguns oferecem cursos de pós-graduação.

Algumas pessoas gostam de generalizar e dizer que nos colleges não há cursos de pós-graduação ou mestrados. A verdade é que pouquíssimos colleges oferecem alguma coisa além do undergraduate, que equivale aqui à nossa graduação, mas isso não influencia em nada no status do curso escolhido.

Community College: é a alternativa perfeita para quem deseja dar o primeiro passo no ensino superior mas não sabe exatamente o que quer. Assim como nos colleges tradicionais, lá o aluno aprende sobre conhecimentos gerais que necessitará saber para ingressar em uma universidade; o nível de proficiência de inglês (medido pelo exame TOEFL) exigido é mais baixo; geralmente são instituições subsidiadas pelo governo local, o que tornam os cursos mais econômicos; as turmas são menores, o que facilita bastante o aprendizado.

University: formada por vários colleges (faculdades), as universidades americanas geralmente oferecem diplomas de graduação ou de pós-graduação (Graduate: mestrado ou doutorado) para seus estudantes, além da famosa experiência de vida no campus universitário – com diversos prédios e diferentes instalações.

O curso de graduação, que aqui no Brasil se chama bacharelado ou licenciatura, nos EUA é chamado de undergraduate education. Já graduation, é o nome dado para os estudos posteriores ao bacharelado, de pós-graduação ou mestrado. O Doutorado ou pós-doutorado leva o mesmo nome e têm o mesmo status. Diplomas avançados ou de graduação incluem Direito, Medicina, o M.B.A. (Master of Business Administration) e o Ph.D. (doutorado).

Cursos Técnicos: Nos cursos técnicos ou profissionalizantes, é o ideal para intercambistas porque consegue aliar o aprendizado da língua estrangeira com a sua área de interesse, seja ela cinema, engenharia, marketing, culinária, turismo, moda, relações internacionais, entre outros.

A vantagem de tais cursos é que o aluno não precisa estar formado em uma universidade em seu país de origem e a sua duração é mais flexível – pode durar de 3 meses até 2 anos. O aluno deve possuir o ensino médio completo, possuir bom nível do idioma, idade mínima e, em alguns casos, precisa comprovar experiência profissional na área escolhida.

Outra grande vantagem dos cursos técnicos será percebida pelo aluno no regresso ao seu país de origem, quando sua experiência passará a ser muito mais valorizada pelo mercado de trabalho  além de, é claro, fluência no inglês.

Seleção

Ninguém com menos de doze anos de escolaridade está apto a ingressar numa universidade americana. No caso de o estudante vir de um sistema diferente, ele pode ser aceito por uma faculdade se já estiver em um curso superior há pelo menos dois anos, e com excelentes notas. Se o aluno tiver menos de 12 anos de escolaridade, uma boa opção é se candidatar a um curso técnico, ou vocacional, preparatório para faculdade. Todos levam dois anos, mas situam bem os interesses do aluno e assim fica mais fácil escolher um curso superior mais apropriado.

A relação entre o número de estudantes que se candidatam e quantos são realmente aceitos são fatores importantes para se avaliar as dificuldades de entrar numa determinada universidade ou college. Nos EUA, para ingressar numa faculdade em cursos como medicina, odontologia, direito e veterinária é exigido um bacharelado prévio, antes de entrar na faculdade propriamente dita. Medicina, por exemplo, exige um curso chamado de pre-medical. Já para um estudante estrangeiro cursar Direito, é preciso antes estar licenciado como advogado no próprio país de origem.

Sistema

Nos primeiros dois anos de faculdade, geralmente, os cursos exigem matérias bem variadas, para nos últimos dois ou quatro anos o estudante decidir sua especialização, ou major. Alguns doutorados podem ser feitos sem mestrado, mas são um tanto raros. Quando um aluno consegue fazer um doutorado sem um mestrado, significa que ele tem um nível altíssimo de graduação.

 

Revista Brasilianas

Revista Brasilianas is a community magazine focused on the Brazilian communities in the
United States.
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Revista Brasilianas é uma revista regional focada nas comunidades brasileiras no
Estados Unidos.
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Media Kit - Português
Download

Media Kit - English
Download
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
info@revistabrasilianas.com
(657) 2BFFHOU
(657) 223-3468

Expediente

Diretora Executiva
Priscila Trummer

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Editor de Jornalismo Brasil
Tim Filho

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Redes Sociais
Rovena Fundão

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Diretoria
Ana Paula Barbosa

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Marketing
Daniella Zakhour

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Web Designer
Antonio Neto

Latest Posts