Caetano Veloso e Antônio Cícero no MLA

Caetano Veloso é entrevistado no maior evento sobre Linguagem Moderna nos Estados Unidos

12545856_10153792503190912_807031584_oA Modern Language Association promoveu seu encontro anual em Austin, capital do Texas, nos EUA, que tem como objetivo fortalecer o estudo e ensino da língua e da literatura. Entre as muitas atividades do encontro, uma de grande destaque foi a entrevista com Caetano Veloso, intitulada “O artista como intérprete”, ocorrida no dia 09 de janeiro. A entrevista foi conduzida por Marjorie Perloff, professora emérita de línguas, literatura e humanidades da Universidade Stanford, na Califórnia e Roland Greene.

Como se poderia esperar, a entrevista sucedeu com perguntas sobre cultura em suas mais variadas dimensões, o que incluiu também a política. A obra de Caetano foi apresentada pelos organizadores do evento como capaz de integrar diferentes linguagens, em particular a musical e a poética. O compositor ressaltou em sua fala a forte influência que recebeu da poesia concretista brasileira, como no caso da canção “Circuladô de Fulô”, homônima do poema de autoria de Haroldo de Campos. Caetano ainda ressaltou a extraordinária capacidade de outros compositores brasileiros como Chico Buarque de conseguir a síntese entre a linguagem musical e a linguagem poética.

O evento atraiu um grande número de expectadores, em particular brasileiros. Além dos participantes do encontro anual da Modern Language Association, intelectuais, artistas e pessoas em geral com interesse na MPB, que por acaso se encontravam em Austin, foram atraídos para o evento com Caetano Veloso. Para muitos — como Jorge Alexandre Neves, professor de Sociologia da UFMG, que se encontra realizando pós-doutorado na Universidade do Texas — o evento foi uma oportunidade para, de alguma forma, matar as saudades da pátria natal, bem como de poder assistir um grande artista brasileiro ao vivo e de perto. De acordo com Jorge, embora Caetano tenha ressaltado em sua fala que gosta de provocar, característica essa que já lhe rendeu inúmeras polêmicas intelectuais ao longo da carreira, neste evento ele foi extremamente sereno, buscando apresentar suas ideias de forma comedida e até conciliadora. Para Neves, contudo, o mais importante é que “ao final do evento, a impressão que ficou foi a de que grandes nomes da MPB, como Caetano Veloso, forneceram à cultura universal uma forma original de síntese moderna da linguagem, em particular, das linguagens musical e poética”.

Antônio Cícero recita seus poemas

12562886_10153792503390912_2082161116_oOutra apresentação marcante no evento foi a do poeta e crítico literário, Antônio Cícero, introduzido por Sônia Roncador, professora associada do departamento de Espanhol e Português da UT Austin, que o apresentou como poeta, compositor, filósofo e uma das mentes brilhantes do século.

Além de recitar mais de oito poemas, Antônio Cícero mostrou ao público o processo de criação de um poema.  Cícero, explicou como fazer uma letra para uma música a partir de uma melodia dada a ele. “Tinha muita dificuldade pelo fato de não ser músico, mas criei uma maneira própria de marcar notas musicais, de forma que o som das palavras combinassem” ressalta. Cícero salienta ainda que suas inspirações e referências usadas em suas poesias estão relacionadas a outros poetas e suas obras.

Antônio Cícero descreveu para o público como criou letras para melodias que se tornaram músicas famosas para cantores assim como sua irmã Marina Lima, Orlando Moraes, Lulu Santos, Maria Bethânia, Zizi Possi, entre outros. Para finalizar, o poeta recita seu poema mais famoso”Guardar”, que em 2001 foi incluído na antologia “Os cem melhores poemas do século”.

Por Junia Ramos

Graduada em Comunicação Social- Jornalismo- pelo Centro Universitário de Belo Horizonte- UNI BH

Deixe Seu Comentário

Revista Brasilianas

Revista Brasilianas is a community magazine focused on the Brazilian communities in the
United States.
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Revista Brasilianas é uma revista regional focada nas comunidades brasileiras no
Estados Unidos.
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Media Kit - Português
Download

Media Kit - English
Download
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
info@revistabrasilianas.com
(657) 2BFFHOU
(657) 223-3468

Expediente

Diretora Executiva
Priscila Trummer

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Editor de Jornalismo Brasil
Tim Filho

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Redes Sociais
Rovena Fundão

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Diretoria
Ana Paula Barbosa

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Marketing
Daniella Zakhour

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Web Designer
Antonio Neto

Latest Posts